Os últimos anos tem sido de grandes desafios na linha da competitividade e da produtividade para as nossas empresas, e em especial para as pequenas e médias empresas, mas o caminho ainda está muito para percorrer e os ajustamentos aos modelos antigos tem surtido os seus efeitos.
O Estado e os seus serviços modernizam-se a uma velocidade nunca antes experimentada, e por vezes as empresas sentem dificuldades em dar respostas a todas as exigências.
O sistema de informação das empresas tornou-se uma vital ferramenta de trabalho num mundo cada vez mais competitivo e não se compadece com usos antigos e procedimentos ultrapassados do tempo dos “guarda-livros”. O mundo transforma-se, e as empresas que não acompanham a transformação serão obrigadas a padecer dos custos de desactualização.
Nesse sentido, está em preparação da maior revolução na contabilidade desde 1977, a adopção das “Normas Internacionais de Contabilidade”. Esse novo modelo, que a CNC apelidou de “Sistema de Normalização Contabilística” (SNC), visa substituir o POC e legislação complementar, prevendo-se que tal se possa tornar eficaz a partir de 1 de Janeiro de 2008.
O “Sistema de Normalização Contabilística” (SNC) proposto prefigura um modelo baseado em princípios e não em regras, aderente, portanto, ao modelo do IASB (International Accounting Standards Board) adoptado na União Europeia, mas garantindo a compatibilidade com as Directivas Contabilísticas Comunitárias.
É um modelo em que se atende às diferentes necessidades de relato financeiro, dado o tecido empresarial a que irá ser aplicado, e em que se permite uma intercomunicabilidade quer horizontal, quer vertical. Por último, pretende-se que seja suficientemente flexível para acolher com oportunidade as alterações às normas do IASB adoptadas na União Europeia.
Este desafio é também para a sua empresa… e que vai ter de estar preparada. Este é um momento decisivo, que não se compadece com os tempos antigos, com facilitismos ou rotinas entorpecidas, que exige conhecimento, estudo aprofundado e uma equipa motivada para o apoiar, para que a informação passe a estar na ordem da sua agenda.
Estudar este dossier tornou-se obrigatório… não deixe de o avaliar, pois terá por certo bastante impacto na sua vida empresarial.
Orlando Roque
orlandoroque@pontooptimo.pt
Parter Ponto Óptimo Consultores
Docente do Ensino Superior